Núcleo da CGJ apoia formação para quem cumpre medidas judiciais - Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro
- Notícias
- Notícia
- Núcleo da CGJ apoia formação para quem cumpre medidas judiciais
Núcleo da CGJ apoia formação para quem cumpre medidas judiciais
Uma parceria da 7ª Vara Criminal de Mesquita com a Prefeitura municipal resgata a cidadania e transforma vidas. O Núcleo de Atendimento de Medidas (NAM) de Mesquita formou, neste mês de julho, sessenta alunos de oito cursos profissionalizantes. Os formandos são pessoas em situação de liberdade provisória e cumprimento de medidas judiciais, que se beneficiaram do acordo de cooperação idealizado pela juíza Cristiana de Faria Cordeiro.
A Diretoria Geral de Apoio à Corregedoria Geral da Justiça participou da cerimônia de formatura, no último dia 16, por meio do Núcleo de Apoio Técnico de Convênios da Divisão de Apoio Técnico e Interdisciplinar (DIATI).
O convite se deu a partir das interlocuções realizadas pelo chefe de Serventia da 7ª Vara Criminal, Wagner Cordeiro, que esteve no evento representando a magistrada Angélica dos Santos Costa.
A assistente social do NUTEC, Fernanda Barbosa, ressaltou a importância da formação: “É um poder que vai muito além da sala de aula. A educação rompe ciclos, amplia horizontes e oferece novas possibilidades de vida. Quando investimos em formação, estamos investindo em autonomia, autoestima e pertencimento”.
A coordenadora do NAM, Rosana Santiago explicou como surgiu a ideia dos cursos: “O NAM foi criado, inicialmente, para o atendimento de pessoas em situação de liberdade provisória e cumprimento de medidas judiciais, encaminhadas pela 7ª Vara Criminal. Antes, fazíamos o acompanhamento e o monitoramento das medidas cautelares. No entanto, percebemos que o simples acompanhamento não mudaria histórias. Mas a educação e o conhecimento, sim. Foi assim que decidimos iniciar os cursos profissionalizantes”.
O NAM desenvolve ações como oficinas, grupos e cursos de forma gratuita, visando à reintegração social dos indivíduos. Os cursos promovidos neste trimestre foram de barbearia, biscuit, confeitaria, cuidador de idosos, design de unhas, inglês, panificação e telemarketing, com aulas teóricas que totalizaram 160 horas de aprendizado, além das aulas práticas que, de acordo com a área da formação, variaram entre 80 a 100 horas de atividades.
Núcleo de Apoio Técnico de Convênios (NUTEC)
O Núcleo foi criado a partir do Provimento n° 22/2025, com objetivo de apoiar tecnicamente as equipes interdisciplinares na formação e renovação de convênios e/ou acordos de cooperação técnica, notadamente aqueles relacionados ao atendimento de pessoas em alternativas penais.
NM/ASCOM
Foto: Luiz Dumas/Prefeitura de Mesquita