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XVI Semana Nacional da Conciliação: centros de solução de conflitos voltam a atender presencialmente
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/11/2021 15:41


Não são poucos os problemas que acontecem entre consumidores e grandes empresas de prestação de serviço. Para ajudar a solucionar essas questões, a XVI Semana Nacional da Conciliação, que vem sendo realizada  desde o dia 3 e segue até o dia 19, já auxiliou mais de 41 mil brasileiros a resolverem os seus conflitos por meio de um acordo benéfico para ambas as partes. Somente no estado do Rio de Janeiro foram realizadas mais de 700 sessões de conciliação de modo on-line. 
 
Com a flexibilização da pandemia, o Tribunal de Justiça voltou a realizar também as sessões de forma presencial. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Campo Grande, por exemplo, realizou, durante a iniciativa, mais de 45 acordos de conciliação, representando o maior número de sessões presenciais do estado. 
 
A juíza coordenadora do Cejusc de Campo Grande, Paula Regina Adorno Cossa, apontou que a demanda do Poder Judiciário aumenta em função das dinâmicas das relações atuais de consumo e, para administrar todos esses conflitos, a conciliação e a mediação são alternativas benéficas para evitar novas ações judiciais ou para que os processos sejam prolongados.
 
“Na nossa sociedade não existe a tradição de buscar uma solução conciliatória. Para conseguirmos que mais casos sejam resolvidos de forma pré-processual, precisamos divulgar, informar e fomentar o amadurecimento desta noção de que nós podemos tratar os conflitos de forma consensual”, ressaltou a magistrada, agradecendo aos mediadores, que trabalham de maneira voluntária para auxiliar as partes a chegarem ao melhor acordo possível para elas.  
 
Em uma das sessões realizadas em Campo Grande, Andréia Gomes Ferreira buscava resolver conflitos no seu contrato de linha telefônica com a empresa Oi, porém sem sucesso. Na última quinta- feira (11/11), a consumidora assinou o acordo de conciliação acompanhada de sua advogada.  “As sessões tem acontecido de forma rápida e eficiente, desafogando o Judiciário e reduzindo o tempo de espera de um ano para dois meses”, afirmou Márcia Pastura, satisfeita com o desfecho do caso da sua cliente.
 
Os consumidores interessados em solucionar seus conflitos por meio de mediação devem entrar em contato com o Cejusc mais próximo. Clique aqui para verificar onde há um centro perto de você. 
  
 SP/MB​​​​​​​