Atribuições
Departamento de Desenvolvimento de Pessoas - DEDEP - Atribuições
O DEDEP tem como atribuições:
- Propor e realizar ações de gestão de pessoas no Poder Judiciário, propiciando aos servidores e colaboradores a aplicação eficaz de seus conhecimentos e habilidades, com foco nos objetivos institucionais;
- Atuar como órgão técnico e fiscal de todos os convênios que envolvam o estágio de estudantes;
- Propor a realização de concurso público para provimento de cargo efetivo e de admissão nas atividades notariais e/ou registrais;
- Auxiliar na elaboração de minutas de resolução e de edital para realização de concursos públicos;
- Propor critérios à fixação da lotação nas unidades do Poder Judiciário.
MISSÃO
Propor e realizar ações de captação, ambientação e desenvolvimento de pessoas, contribuindo para o alcance de melhores resultados institucionais.
VISÃO
Obter o reconhecimento dos usuários como Unidade Organizacional que promove a captação, ambientação e desenvolvimento de pessoas no Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Diretor (a): Elmira Maria Dos Santos Rocha Padilha
Endereço: Centro Administrativo do Tribunal de Justiça - Praça XV de Novembro, nº 2, salas 104 e 107 - Centro - Rio de Janeiro - CEP: 20010-010
Telefone: (21) 3133-7745
e-mail: dedep@tjrj.jus.br
O Departamento de Desenvolvimento de Pessoas compreende as seguintes Divisões:
- Divisão de Captação;
- Divisão de Desenvolvimento e Ambiência Organizacional.
- Divisão de Captação - DICAP
Atribuições:
- Prover o Poder Judiciário de servidores e colaboradores necessários ao seu funcionamento;
- Propor a realização de concurso público para o provimento de cargos efetivos, bem como a convocação dos candidatos aprovados;
- Assessorar a Administração Superior na elaboração de normas reguladoras de concursos públicos;
- Supervisionar a implementação das ações dos serviços a ela subordinados.
Telefones: (21) 3133-7650/ (21) 3133-7383 (FAX)
e-mail: dedep.dicap@tjrj.jus.br
A Divisão de Captação compreende os seguintes Serviços:
- Serviço de Concursos Públicos;
- Serviço de Administração do Programa de Estágio;
- Serviço de Administração de Colaboradores.
- Serviço de Concursos Públicos
Atribuições:
- Auxiliar na elaboração de minutas de resolução e de edital para realização de concursos públicos;
- Cadastrar concursos e respectivos aprovados, atualizando seus dados e mantendo atualizadas as informações em sistema;
- Gerenciar a convocação e recepcionar os candidatos habilitados em concurso;
- Analisar os documentos comprobatórios do preenchimento dos requisitos necessários ao provimento do cargo;
- Elaborar os Atos Executivos de investidura e de nomeação;
- Processar os requerimentos formulados por candidatos referentes às alterações e atualizações cadastrais;
- Fornecer certidões de aprovação em concurso público;
- Operacionalizar a realização de concurso público para admissão nas atividades notariais e/ou registrais, instruindo e acompanhando os processos pertinentes;
- Recepcionar os candidatos aprovados no concurso público para admissão nas atividades notariais e/ou registrais para escolha dos serviços ofertados, elaborar os Atos Executivos de Delegação e analisar os documentos comprobatórios do preenchimento dos requisitos necessários ao exercício da atividade notarial e de registro;
- Cadastrar os dados básicos e iniciais dos delegatários de serviços extrajudiciais.
Telefones: (21) 3133-7432
e-mail: dedep.secoc@tjrj.jus.br
e-mail: dedep.secan@tjrj.jus.br
- Serviço de Administração do Programa de Estágio
Atribuições:
- Atuar como órgão técnico e fiscal de todos os convênios que envolvam o estágio de estudantes;
- Elaborar o plano de trabalho nas tratativas de formalização dos convênios que envolvam estágio de estudantes com ou sem repasse de verba;
- Gerenciar o cadastro e a folhar de pagamento de estagiários;
- Executar serviços referentes à designação e lotação de estagiários;
- Emitir documento de identificação de estagiário;
- Emitir declaração acerca da atuação de estagiário.
Telefones: (21) 3133-7649 / (21) 3133-7650
e-mail: dedepestagiários@tjrj.jus.br
- Serviço de Administração de Colaboradores
Atribuições:
- Gerenciar o cadastro de colaboradores: Conciliadores e Juízes de Paz;
- Executar serviços referentes à designação, à nomeação e ao encaminhamento de colaboradores;
- Emitir documento de identificação de colaborador;
- Emitir certidão ou declaração acerca da atuação de colaborador.
Telefones: (21) 3133-7652
e-mail: dedep.seadm@tjrj.jus.br
- Divisão de Desenvolvimento e Ambiência Organizacional
Atribuições:
- Estabelecer critérios e promover a gestão do desempenho dos servidores do Poder Judiciário;
- Planejar e elaborar novas formas de desenvolvimento profissional;
- Realizar a gestão da ambiência organizacional através do estabelecimento de ações que contribuam para motivar, ambientar e comprometer os servidores e colaboradores do PJERJ;
- Supervisionar a implementação das ações dos serviços a ela subordinados.
Telefones: (21) 3133-7651
e-mail: dedep.diamo@tjrj.jus.br
e-mail: dedep.disen@tjrj.jus.br
A Divisão de Desenvolvimento e Ambiência Organizacional compreende os seguintes Serviços:
- Serviço de Desenvolvimento Profissional e Gestão do Desempenho;
- Serviço de Recrutamento, Seleção e Lotação;
- Serviço de Ambiência e Acompanhamento de Pessoas.
- Serviço de Desenvolvimento Profissional e Gestão do Desempenho
Atribuições:
- Definir as competências requeridas para os papéis profissionais do PJERJ;
- Desenvolver e coordenar o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores;
- Elaborar e aplicar metodologia para a avaliação especial de desempenho de novos servidores;
- Realizar o mapeamento das competências, talentos e potencial alimentando o Banco de Talentos do Poder Judiciário;
- Estabelecer, em articulação com a ESAJ, as trilhas de desenvolvimento específicas para os papéis profissionais do PJERJ;
- Analisar os resultados das avaliações de desempenho e recomendar a realização de ações de desenvolvimento;
- Propor e coordenar, em articulação com a ESAJ, programas de desenvolvimento para gestores e servidores tendo em vista as demandas institucionais.
Telefones: (21) 3133-7655
e-mail: dedep.seged@tjrj.jus.br
e-mail: dedep.sedep@tjrj.jus.br
- Serviço de Recrutamento, Seleção e Lotação
Atribuições:
- Elaborar e manter atualizada a descrição de cargos e funções da estrutura do PJERJ;
- Propor critérios para fixação da lotação das unidades organizacionais do PJERJ;
- Manter atualizado o quadro de vagas das unidades organizacionais do PJERJ;
- Realizar a movimentação de servidores, de acordo com o sistema de gestão das competências e os critérios estabelecidos pela Administração Superior;
- Realizar seleção interna de servidores, com base em competências, para prover às unidades administrativas de pessoal adequado ao perfil funcional de cada cargo;
- Receber os servidores selecionados através de processo seletivo e aloca-los nas respectivas vagas;
- Estruturar e gerenciar o Banco de Talentos do PJERJ.
Telefones: (21) 3133-7646
e-mail: selom@tjrj.jus.br
- Serviço de Ambiência e Acompanhamento de Pessoas
Atribuições:
- Elaborar e conduzir o programa de recepção, ambientação e adaptação de novos servidores;
- Elaborar e conduzir programa de ambientação de readaptados e servidores com deficiência de todas as unidades do PJERJ;
- Elaborar e aplicar metodologia própria à entrevista de desligamento voluntário e compulsório;
- Gerenciar o programa de preparação para aposentadoria de servidores;
- Realizar levantamento da percepção e expectativas dos servidores quanto ao seu ambiente de trabalho e da instituição
- Promover ações que estimulem o bem-estar, a motivação e o comprometimento de servidores e colaboradores do PJERJ;
- Estabelecer programas que contribuam para atenuar barreiras atitudinais e comportamentais que impeçam ou dificultam as mudanças institucionais requeridas;
Telefones: (21) 3133-7651
e-mail: dedep.seape@tjrj.jus.br
e-mail: dedep.segor@tjrj.jus.br