Autofit Section
Juízes assistem palestra sobre furto de combustível nos dutos da Petrobras
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 06/11/2017 15:12

A crescente incidência de furto de combustível diretamente dos dutos da Petrobras/Transpetro, que cortam 26 mil quilômetros do país e tem a sua maior concentração na Região Sul, tornou-se, nos últimos anos, uma das grandes preocupações da empresa. Praticado por organizações criminosas, esse tipo de furto ocasiona prejuízos financeiros, dano ambiental e ameaça à vida de moradores das comunidades que se instalaram desordenadamente ao redor desses dutos.

Para alertar sobre a atuação desses grupos criminosos, que montam empresas de “fachada” para a distribuição do combustível e contam com refinarias clandestinas, representantes da Petrobras/Transpetro ministraram uma palestra nesta segunda-feira, dia 6, para juízes criminais de 24 Comarcas do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em que está localizada a maior parte da rede de dutos.

O juiz auxiliar da Presidência Marcelo Oliveira da Silva fez a abertura do encontro, que teve como tema “Derivações clandestinas. Ações praticadas pelo crime organizado. Desvios de petróleo e derivados nas faixas de dutos de transportes da Petrobras/Transpetro”. A advogada Regina de Luca, da área de segurança da Petrobras, alertou para a atuação das quadrilhas e disse que a empresa tem defendido uma tipificação diferenciada para esse crime, já que é qualificado simplesmente por furto.

O engenheiro Marcelino Guedes explicou que a instalação de dutos para o transporte do combustível, como petróleo, nafta, diesel e GLP, retira das estradas a circulação diária de mais de 20 mil caminhões tanques. Disse que o furto direto nos dutos é um crime mundial, praticado também em países como Nigéria, México, Turquia, Colômbia, Argentina e Reino Unido. Segundo ele, somente este ano a empresa estima a ocorrência de 220 casos de furtos de combustível em seus dutos, sendo que 40% deverão ser no Rio de Janeiro.

Participaram do encontro os juízes de Itaboraí, Duque de Caxias, Guapimirim, Japeri, Magé, Fórum Regional de Vila Inhomirim, Nova Iguaçu, Queimados, Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Porto Real/Quatis, Resende, Rio das Flores, Valença, Vassouras, Engenheiro Paulo de Frotin, Paracambi, Piraí, Itaguaí, Angra dos Reis, Mangaratiba, Seropédica e Cachoeiras de Macacu. 

PC/AB

Foto: Luis Henque Vicent  

Galeria de Imagens