CCMJ recebe disputa de júri simulado com alunos da FGV
Um caso fictício na Justiça e um júri simulado. São esses os elementos que vão fazer parte de uma competição que começa nesta sexta-feira, dia 26, às 14h, entre alunos dos cursos de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro e de São Paulo. No Salão Histórico do I Tribunal do Júri, que fica no Antigo Palácio da Justiça (APJ-Rio), as equipes de estudantes farão o julgamento de “O Caso dos Denunciantes Invejosos”, de autoria do professor americano Lon Luvois Fuller, responsável pela cadeira de Teoria do Direito da Universidade de Harvard, nos EUA, entre 1940 e 1972.O júri é uma realização da FGV Direito-Rio em parceria com o Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ).
Professores dos cursos de ambas as cidades prepararam seus respectivos alunos para atuarem como personagens do júri (juiz, promotor, advogado, secretário e testemunhas). No texto “dos denunciantes invejosos”, Lon Fuller discute as relações entre direito, moral e justiça a partir de um caso ocorrido em um pequeno país fictício que, tendo vivido durante anos em relativa estabilidade política sob um regime constitucional democrático, vê-se subitamente em meio a uma grave crise econômica e distúrbios causados por conflitos entre diferentes grupos políticos, religiosos e econômicos.
O primeiro júri será apresentado pela equipe da FGV Direito-Rio e estarão na plateia os alunos e professores da FGV Direito - SP. Já na próxima semana, em São Paulo, a ordem se inverte. Ao final do campeonato, professores de ambos os cursos decidirão a equipe vencedora da atividade.
A iniciativa, que visa incentivar os alunos a terem contato e vivência com o júri, é do professor Thiago Bottino, coordenador de graduação da FGV Direito Rio.
A diretora do CCMJ, Sílvia Monte, será uma das convidadas a compor o corpo de jurados do júri simulado, ao lado do desembargador Marcos Chut, do TJRJ, e de outros especialistas. Para Sílvia Monte, “atividades como essa são muito bem-vindas ao CCMJ, porque estão em consonância com a missão do Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário”.
“O objetivo é preservar e difundir a memória do Judiciário; além de cultivar e disseminar, por meio da cultura e da arte, valores de justiça, contribuindo com a pacificação social”, explica a diretora, que considera ainda que os espaços históricos do APJ-Rio têm vocação para as atividades que possam fomentar a aliança saudável entre Judiciário e Sociedade.
O Antigo Palácio da Justiça (APJ-RIO) está localizado na Rua Dom Manuel 29, Centro – Rio de Janeiro. A entrada para o evento é gratuita e aberta ao público com distribuição de senhas a partir das 13h.
Serviço
Júri Simulado “O caso dos denunciantes invejosos”, com alunos de Direito da FGV - RioCoordenação: Professores Thiago Bottino, coordenador geral de graduação do Curso de Direito da FGV Direito Rio, e Paulo Machado, professor de graduação do Curso de Direito da FGV Direito Rio e advogado criminalista
Data e horário: 26/05 (sexta-feira), às 14h
Local: Salão Histórico do I Tribunal do Júri, no Antigo Palácio da Justiça (APJ-Rio)
Entrada franca - aberta ao público
Distribuição de senhas: a partir das 13h, no saguão do APJ-Rio, na Rua Dom Manuel 29, Centro, Rio-RJ
Informações: secretaria do CCMJ – tel.: (21) 3133-3548/ 3133-3738