Autofit Section
Novas instalações das varas cíveis do Fórum Central agradam a magistrados e servidores
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 13/04/2017 12:05

Salas amplas e claras, ambiente organizado. As novas instalações das varas cíveis do Fórum Central do Rio, inauguradas em janeiro, trouxeram mais conforto e acessibilidade para magistrados, servidores e usuários. A funcionária Priscila Guedes, da 3ª Vara Cível, abre um sorriso para resumir as melhorias em seu local de trabalho: “Está muito mais bonito e funcional”.

Construído há cerca de 50 anos, o prédio do Fórum Central necessitava de modernização, já que a demanda e, consequentemente, o número de processos aumentaram consideravelmente durante o período. A primeira fase de readequação do Complexo Judiciário se concentrou nos 2º e 3º andares da Lâmina I.

“Havia muitos processos para pouco espaço; os servidores não estavam confortáveis. Atualmente, a estrutura está superior: os gabinetes e cartórios são espaçosos e bem iluminados. A disposição ficou melhor para receber os advogados”, afirma a juíza Renata Casanova, da 19ª Vara Cível. “As salas de audiência eram pequenas, a estrutura não era boa, pois o prédio é antigo e precisava de modificações. Hoje, temos instalações dignas. Todos estão satisfeitos”, acrescenta o juiz da 34ª Vara Cível, João Marcos de Castello Branco.

As melhorias na iluminação foram destacadas pelos magistrados e servidores como ponto positivo na reforma. “O gabinete era escuro. Atualmente está bem iluminado e eu acredito que isso cusa bom impacto na disposição e no humor de quem trabalha”, considera a magistrada.

Obras de readequação 

A primeira etapa da reforma contou com a adequação da rede elétrica, esgoto, redes de águas pluviais e climatização de corredores do 1º e 2º andares. Também foram reformadas 36 varas cíveis, 1 Central de Partilha Judicial, 1 Serviço de Perícia Judicial (SEJUD), 3 reprografias, 2 livrarias, 8 sanitários públicos (femininos e masculinos), 4 depósitos de material de limpeza e 5 corredores principais, além da construção de 64 salas técnicas para o atendimento da demanda de casas de máquinas de ar condicionado, salas de lógica, telefonia, elétrica e válvulas de alarme, por onde passam tubulações das novas instalações prediais.

Durante as obras nos andares das varas cíveis, foi necessário o deslocamento de juízes e servidores para um imóvel na Cidade Nova, a fim de não interromper o atendimento ao cidadão. A previsão da entrega final da obra é abril de 2018.

MG/AB

Fotos: Brunno Dantas/TJRJ

Galeria de Imagens