Conciliação: consumidores resolvem seus problemas rapidamente e sem necessidade de processo judicial
Com misto de ansiedade e esperança, Alba Imperial da Silva, moradora de Nova Iguaçu, aguardava para ser atendida pelo Banco Bradesco no terceiro dia da 11ª Semana Nacional de Conciliação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Ela tinha uma dívida com o banco e há dois anos tentava fazer um acordo e não conseguia. Avisada pela filha sobre a possibilidade de fazer uma conciliação sem necessidade de processo judicial, Alba veio ao tribunal e conseguiu resolver seu problema.
Alba Imperial da Silva arcou com uma dívida que não era sua. De boa fé, tinha emprestado seu Bradescard para terceiros realizarem compras na Loja C&A. Eles não pagaram e o nome de Alba foi parar no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC). “Eu não sabia que tinha a dívida e, quando soube, a quantia oferecida para o acordo era muito alta e eu não podia pagar”, revelou a consumidora. Acrescida de juros e encargos, a dívida de Alba já era de R$ 14 mil. Atendida pelo gerente do Bradesco, José Ricardo Brandão, Alba conseguiu reduzir a dívida para R$ 3,8 mil e ganhou vinte dias para pagar o boleto. “A conta ainda é alta, mas vou me organizar para pagar. Terei meu nome limpo e aprendi a lição. Não empresto mais o cartão”, desabafou a consumidora.
Somente nos dois primeiros dias da Semana Nacional de Conciliação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro foram realizados 171 atendimentos, com uma média de 70% de acordos realizados.
Consumidora firma acordo com empresa de telefonia
Também com dívidas, só que com a empresa Vivo, Elisa Bichels, moradora da Barra da Tijuca, veio à Semana de Conciliação tentar um acordo com a telefônica. Uma cobrança indevida levou a consumidora a não realizar o pagamento e tentar acordo com a empresa para que fosse descontado o valor do serviço não contratado. Desde 2013, Elisa tentou receber o boleto com o desconto, mas não conseguiu. De R$ 800 ela viu sua dívida subir para R$ 5 mil.
“A Vivo reconheceu o erro, apresentou um valor com 90% de desconto, mas não enviava o boleto para eu pagar. Não tinha tempo de ficar indo e vindo à empresa tentando resolver esse conflito, que era motivo de muita dor de cabeça. Agora consegui e estou muito aliviada”, afirmou a consumidora, que saiu do atendimento com o boleto de pagamento e com o desconto: só vai pagar R$ 400.
O mutirão é realizado pelo Centro Permanente de Conciliação dos Juizados Especiais, coordenado pelo juiz Flávio Citro, e acontece no Fórum Central, 1º andar, Corredor E, salas 101 e 107, de 11h às 17h. Os atendimentos serão feitos até a sexta-feira, dia 25. Não é necessário agendar. Basta chegar e conciliar.
Participam da Semana Nacional de Conciliação as empresas do Grupo Bradesco (HSBC), Ricardo Eletro, Banco Itaú, Vivo, Oi, Ceg, Nextel, Light, Sky, Via Varejo, Casas Bahia, Ponto Frio, Santander, Tim Brasil, Samsung e B2W – Companhia Digital (Americanas.com, Submarino.com, Shoptime.com e SouBarato.com), mas serão atendidos todos os consumidores que vierem reclamar, mesmo que a empresa não esteja participando do mutirão. “Caso o consumidor venha reclamar de uma empresa que não está aqui, nós vamos atendê-lo e tentar fazer acordo por e-mail”, concluiu o juiz Flávio Citro.
AF / SF
Foto: Bruno Dantas