CCPJ apresenta o Mercador de Veneza nesta segunda-feira, dia 27
Em apresentação única nesta segunda-feira, dia 27, a obra “O Mercador de Veneza”, de William Shakespeare, dá continuidade ao Ciclo de Leituras Dramatizadas do Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio), promovido pelo programa “Teatro na Justiça”. A apresentação será realizada às 19h, na Sala Multiuso do CCPJ-Rio, localizada no Antigo Palácio da Justiça, na Rua Dom Manuel, 29, Centro. A programação é gratuita e aberta ao público, com distribuição de senhas às 18h30.
Datada em torno de 1594, a obra do escritor inglês a intolerância dos cristãos aos judeus, fato corriqueiro na vida do século XVI em Veneza, na Itália. No julgamento que acontece no quarto ato, quando o judeu cobra da justiça de Veneza que a lei seja cumprida, acirra-se o ódio; o sentimento que move o protagonista Shylock é o da vingança a Antônio, um cristão que sempre o desprezou e maltratou por ele ser judeu. Apesar do pedido de Clemência da corte veneziana, Shylock é irredutível, ele quer que seja cumprido o que está no contrato. A peça aborda também questões como compromisso, lealdade, amizade, amor e sabedoria.
A ideia do ciclo é apresentar ao público textos relevantes da dramaturgia, passando por diversos períodos da história do teatro. As atividades começaram em maio, com a apresentação de “Edipo Rei”, de Sófocles, e vão até dezembro, com a leitura de uma peça por mês. A direção das leituras está a cargo da idealizadora do ciclo, a diretora Sílvia Monte.
SERVIÇO
CCPJ-Rio / Ciclo de Leitura Dramatizada
“O Mercador de Veneza”, de William Shakespeare; direção: Sílvia Monte; com: Rogério Freitas, Eduardo Rieche, Laura Nielsen, Lucas Gouveia, Antônio Alves, Paulo Japyassú, Ricardo Damasceno, Tarso Gentil, Gedivan Albuquerque, Mariana Rosa e Leticia Vianna.
Local: Sala Multiuso do CCPJ-Rio / Antigo Palácio da Justiça
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro – RJ (atrás do Fórum)
Data: 27/6, segunda-feira, às 19h – APRESENTAÇÃO ÚNICA.
Entrada Franca – Distribuição de senhas às 18h30
Criação e Produção: “Teatro na Justiça” / CCPJ-Rio / Realização: DGCOM / TJRJ
Fonte: CCPJ-Rio