Autofit Section
Juíza Renata Gil toma posse como primeira mulher presidente da Amaerj
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 15/02/2016 20:46

“Lutar pela democratização do Judiciário fluminense, defendendo a participação dos juízes nas comissões internas e externas, assim como nas eleições para a administração do Tribunal do Justiça do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou a juíza Renata Gil de Alcântara Videira ao tomar posse, nesta segunda-feira, dia 15, como presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj). Primeira mulher a assumir a presidência da entidade, a magistrada foi eleita para o biênio 2016-2017, sucedendo o juiz Rossidélio Lopes da Fonte.

“A nova Amaerj se propõe a apresentar à alta administração medidas concretas de democratização interna. Uma delas é a participação de juízes nas diversas comissões internas e externas com impacto direto na qualidade e efetividade da prestação jurisdicional. O ideal de eleições diretas para os órgãos diretivos do Tribunal será buscado administrativamente, retomando o diálogo”.

Titular da Amaerj na gestão 2014-2015, o juiz Rossidélio  Lopes da Fonte presidiu a mesa de honra da cerimônia de posse, realizada no Plenário da Lâmina Central do TJRJ, que contou com a presença do presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, e de autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, como a senadora Ana Amélia Lemos, o vice-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani.

Antes de convidar a presidente eleita para assinatura do termo de posse e transmissão do cargo, o presidente da Amaerj, juiz Rossidélio Lopes da Fonte, em breve discurso, agradeceu o apoio que recebeu durante os dois anos que esteve na presidência da associação. “Agradeço o apoio de todos e tenho certeza de que a Amaerj está muito bem entregue à nossa colega Renata Gil, que, com sua competência, terá condições de enfrentar esse período difícil que o país enfrenta de crise financeira e institucional”, frisou.

O presidente do TJRJ parabenizou a nova presidente da Amaerj, ressaltando o momento histórico da associação de, pela primeira vez, ter uma juíza na presidência.

“Quero registrar minha alegria por participar desse momento histórico da posse da primeira mulher no comando da Amaerj, a nossa querida juíza Renata Gil. Já tivemos, na gestão anterior à nossa, a desembargadora Leila Mariano como a primeira mulher presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. E isso não é favor nenhum, mas uma questão de reconhecimento desse direito de conquista das mulheres”, afirmou o presidente do TJRJ.

A experiência e competência da nova presidente da Amaerj também foi enaltecida pelo presidente do TJRJ. “A juíza Renata Gil, com sua experiência como vice-presidente na área de direitos humanos da Associação dos Magistrados do Brasil, com certeza nos dá a esperança e confiança no trabalho que irá desempenhar ao lado de sua diretoria na nossa querida e combativa Amaerj”, afirmou o presidente.

A cerimônia contou com a presença da 1ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Maria Inês da Penha Gaspar; da corregedora-geral da Justiça, Maria Augusta Vaz; magistrados do TJRJ e de outros estados, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, advogados, empresários, jornalistas e servidores do Judiciário fluminense.

Diretoria

A diretoria eleita para o biênio 2016-2017 é a seguinte:

Presidente - Renata Gil de Alcântara Videira; 1º Vice-Presidente - André Gustavo Correa de Andrade; 2º Vice-Presidente - Ricardo Alberto Pereira; Secretário Geral - Luís Alfredo Carvalho Júnior; 1º Secretário - Rita de Cássia Vergette Correia; 2º Secretário - Eunice Bitencourt Haddad; 1º Tesoureiro - Alessandra de Araújo Bilac Moreira Pinto; 2º Tesoureiro - Simone Araújo Rolim.

JM/AB

Galeria de Imagens