Fórum de Itaipava recebe o nome da juíza Maria Lúcia de Almeida Capiberibe
A presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargadora Leila Mariano, presidiu nesta quarta-feira, dia 28, a cerimônia de nomeação do Fórum Regional de Itaipava, na Comarca de Petrópolis, que passou a chamar-se Fórum Juíza Maria Lúcia de Almeida Capiberibe.
“Todos sabem que eu sou a primeira mulher a assumir a Presidência do Tribunal de Justiça do Rio, e não poderia deixar esse cargo sem homenagear as mulheres”, disse a presidente na cerimônia. Ela contou que conheceu a homenageada ainda na adolescência e que as duas tiveram uma trajetória parecida, desde o início das suas vidas profissionais como professoras até chegarem à magistratura.
A presidente do TJ disse, ainda, que deixará quatro fóruns nomeados com nomes de mulheres: o de Mesquita, que recebeu o nome da juíza Rute Viana Lins; o de Paty do Alferes, com o nome da desembargadora Maria Raimunda Teixeira; o de Itaipava e o de Paraty, que hoje, dia 29, recebe o nome da juíza Albaliz do Rosário Nascimento.
O juiz diretor do Fórum Regional de Itaipava, Ronald Pietre, cumprimentou a família da homenageada e disse lembrar-se dela por ser uma juíza corajosa. “Lembro-me de uma entrevista que ela deu após ser ameaçada por causa de um processo no qual atuava. Ela respondeu à repórter que as ameaças não iam interferir na sua atividade jurisdicional”, contou o juiz.
Muitos parentes da juíza Maria Lúcia Capiberibe estiverem presentes à cerimônia, incluindo suas duas filhas Verônica e Alessandra – seu filho mais velho não pôde comparecer. Verônica falou em nome da família e agradeceu a homenagem. “Minha mãe amava esta cidade e agora seu nome vai estar eternizado aqui, onde ela foi tão feliz”, afirmou.
Também participaram da cerimônia a juíza diretora do 3º NUR, Myrian Therezinha Cury, e o juiz Luis Gustavo Grandinetti, entre outras autoridades.
O Fórum Regional de Itaipava fica na Estrada União Indústria, nº 9.900, em Itaipava – Petrópolis.
Juíza Maria Lúcia de Almeida Capiberibe
A juíza Maria Lúcia de Almeida Capiberibe nasceu no Rio de Janeiro, em 30 de outubro de 1945. Formada no Curso Normal pelo Instituto de Educação em 1961, foi professora primária da Secretaria de Educação do Estado. Ingressou na magistratura em 15 de junho de 1982 como juíza substituta de 1º entrância da Comarca de Piraí. Passou por diversos juízos da Comarca da Capital, como a 1ª Vara Criminal Regional de Campo Grande, a 23ª Vara Cível e a 13ª Vara Criminal.
Em 1993, foi removida para exercer o cargo de juíza titular da 2ª Vara Criminal da Capital, presidindo o II Tribunal do Júri, onde foi responsável pelo processo do assassinato da atriz Daniella Perez, e das chacinas da Candelária e Vigário Geral, permanecendo até sua aposentadoria no dia 17 de novembro de 1995. Faleceu no dia 23 de novembro de 1995.
S.A.F. / P.C.