Divisão de Custas inaugura Call Center para ampliar o atendimento
A Divisão de Custas e Informações (Dicin) atende cerca de 4.800 usuários por mês através de seus diferentes canais de atendimento: balcão, e-mail e telefone. Desse montante, o serviço de atendimento telefônico, também conhecido como “Disque-Custas”, é responsável pela metade do total de atendimentos da Divisão. Foram 2.400 atendimentos telefônicos apenas no mês de julho/2014, sendo o serviço mais utilizado por advogados, jurisdicionados e servidores que residem nas Comarcas do interior do estado e em outros estados do país.
Através do telefone (21) 3133-2156, o usuário obtém informações acerca do preenchimento da GRERJ eletrônica, bem como dos valores e composições de custas processuais, taxa judiciária e emolumentos vigentes no âmbito da Justiça estadual fluminense, que são atualizados, anualmente, pela Corregedoria Geral da Justiça através de suas Tabelas de Custas Judiciais e Extrajudiciais.
No último mês de agosto, a capacidade de atendimento do “Disque-Custas” foi consideravelmente ampliada, tendo sido instalada na Divisão de Custas uma nova central telefônica, na modalidade de “Call Center”, com a finalidade de oferecer novo suporte técnico ao grande volume de ligações telefônicas recebidas diariamente. Nesta nova etapa, o número de atendentes foi ampliado para 07, que, no período das 11h às 18h, recebem, ininterruptamente, as chamadas oriundas de todo o Brasil.
Segundo o diretor da Dicin, Jobson Nascimento Pereira, antes da instalação deste novo “Call Center”, a Divisão de Custas e Informações atendia cerca de 20% do volume total de ligações diárias que lhe eram direcionadas. Entretanto, o panorama mudou radicalmente desde o início do mês de agosto de 2014, após a instalação do novo sistema tecnológico e o aumento do número de atendentes: a Divisão passou a recepcionar mais de 85% das ligações telefônicas diárias. “Em alguns momentos do dia, o percentual de atendimentos chega a atingir 100% do volume total de ligações, aumentando, assim, a eficiência do serviço e a satisfação dos usuários”, reforça o Diretor.
Para o juiz auxiliar da Corregedoria, Mario Mazza, responsável pela Divisão de Custas, o avanço no atendimento é expressivo: “Mais do que dobramos a nossa capacidade de atendimento com a instalação do Call Center e em determinados horários atendemos de forma plena a demanda de ligações”. O juiz atribui o expressivo número de ligações à dificuldade de compreensão da legislação: “A Lei de Custas é uma lei complexa e isso gera muitas dúvidas para os advogados na hora de preencher a GRERJ. Com o Disque-Custas, ele se sente mais seguro para efetuar o pagamento de forma correta”.
Merece ser destacado que os advogados correspondem a 80% dos usuários do serviço “Disque-Custas”, sendo relevante o volume de ligações oriundas das Comarcas do interior do estado e, até mesmo, de outros estados brasileiros, quando esses profissionais pretendem ajuizar demandas ou interpor recursos no âmbito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
O corregedor-geral da Justiça, Valmir de Oliveira Silva, visitou as instalações do “Call Center” na quarta-feira, dia 27, quando conheceu a equipe e pôde conversar com usuários que recebiam o atendimento. A advogada Marilane Borges aprovou o sistema. “Com a ampliação do Call Center não encontro mais dificuldade em ser atendida e tirar minhas dúvidas. Antes o atendimento era muito demorado e chegávamos a desistir. Agora o sistema está muito ágil, o que facilita o nosso trabalho”, disse a advogada.
“O atendimento telefônico ficou muito melhor. Somos bem atendidos e de maneira rápida. O setor de custas é bastante importante para todos os advogados e o serviço é bem prestado, sobretudo agora com a ampliação do Call Center”, comentou o advogado João Manoel Pereira, de Campos dos Goytacazes/RJ.
“Este novo Call Center irá ajudar muito no dia-a-dia dos advogados, contribuindo para que possamos solucionar rapidamente nossas dúvidas no tocante às custas processuais, elogiou o advogado Rodrigo Andrade dos Santos, de Niterói.