Autofit Section
Antigo Palácio da Justiça é escolhido como prédio mais bonito do Centro de Niterói
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 05/02/2014 19:14

Os niteroienses consideram o Antigo Palácio da Justiça o monumento mais representativo e belo do Centro de Niterói. O prédio, inaugurado em 1919 para abrigar, até 1975, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, venceu outros 31 concorrentes, em eleição organizada no Facebook pela jornalista e pesquisadora Regina Costa.

O resultado do concurso “Maravilhas do Centro” não surpreendeu quem trabalha no Centro da Memória Judiciária, espaço localizado no interior do Antigo Palácio da Justiça. Mesmo fazendo parte de seu dia a dia, as belezas e a importância histórica do prédio não escapam aos olhos atentos do servidor Marcos Villas Bôas. “O prédio tem estilo eclético, com tendência ao clássico. É realmente bonito. Além disso, acredito que o público se sente à vontade para visitar e conhecer um pouco mais sobre o Poder Judiciário fluminense e sobre a história de Niterói. As pessoas comparecem, gostam de fotografar, de saber curiosidades e são bem recebidas”, disse.

Para a diretora da Divisão de Difusão da Memória e Educação Patrimonial do Museu da Justiça do Rio, Maria Limoeiro, a vitória representa um reconhecimento do trabalho realizado. “Nossas exposições e visitas guiadas, em Niterói, desde 1995 nos proporcionam bons resultados. O resultado do concurso deve-se ao fato de termos pessoas envolvidas com o projeto, que gostam do trabalho e lutam para preservar a memória do Judiciário, como, por exemplo, o Desembargador Elmo Guedes Aroeira e nossa equipe de funcionários”.

O Conservatório de Música e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição conquistaram o segundo e o terceiro lugares, respectivamente. A área considerada para o trabalho foi o quadrilátero formado pela Rua Quinze de Novembro e pelas Avenidas Visconde do Rio Branco, Feliciano Sodré e Jansen de Melo. A votação foi realizada em novembro do ano passado.

Antigo Palácio da Justiça de Niterói

Inauguradoem1919,o Antigo Palácio da Justiça de Niteróiabrigou o Tribunal de Justiça (segunda instância) até 1975 e o Fórum da Cidade até 2009. Assim como outros prédios que formam o complexo arquitetônico da Praça da República, o Palácio da Justiça foi projetado pelo arquiteto francês Emile Tessain.

Atualmente, funcionam no prédio: o Centro da Memória Judiciária de Niterói, a Biblioteca do TJRJ (Regional Niterói), a Direção do Fórum de Niterói, salas da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), salas da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) e o Serviço de Mensageria e Malotes da Comarca de Niterói.

Os interessados em conhecer o Centro da Memória Judiciária podem participar das visitas guiadas. Mais informações pelos telefones (021) 3002-4284/4285 ou pelo e-mail: museudajustica.niteroi@tjrj.jus.br. São aceitos grupos de até 30 pessoas, por sessão. O Centro da Memória Judiciária de Niterói fica na Praça da República, s/nº, no Centro, no Antigo Palácio da Justiça, e funciona de segunda a sexta, das 11h às 18h. A instituição é administrada pelo Museu da Justiça, unidade vinculada à Diretoria-Geral de Comunicação Institucional (DGCOM) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Galeria de Imagens