Presidente do TJ participa de posse de nova administração da Amaerj
A Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargadora Leila Mariano, participou da solenidade de posse da nova administração da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), ocorrida nesta sexta-feira, dia 31, no plenário do Órgão Especial. O Juiz Rossidélio Lopes da Fonte, titular da 36ª Vara Cível da Capital, tomou posse como presidente da entidade, sucedendo o Desembargador Cláudio Dell’Orto.
“Cumprimento a nova administração como Presidente do Poder Judiciário e como integrante da associação. Acho que o processo de democratização não tem volta, ele acontecerá. Não é preciso esperar para fazer a democracia possível. Estamos dando um passo histórico”, afirmou a Desembargadora Leila Mariano.
O Desembargador Cláudio Dell’Orto, ao deixar a presidência da Amaerj, aproveitou a oportunidade para elogiar a atual gestão da Presidente Leila Mariano. “Ela está zelando para que o TJ mantenha posição de destaque no cenário nacional. É um excelente trabalho em prol do Judiciário brasileiro”. O magistrado destacou, ainda, que deixa a direção da entidade com a sensação de dever cumprido. “Ninguém faz nada sozinho. Trabalhamos em rede, junto com os outros, em prol de um objetivo comum. Quero parabenizar o Juiz Rossidélio e toda a diretoria eleita. Confiamos e temos muitas expectativas. Tenho alegria em transmitir a presidência a um juiz que está há muitos anos nofront de uma vara cível, gerenciando a prestação jurisdicional”, destacou.
“Quero registrar os compromissos primordiais da associação: o fortalecimento do Poder Judiciário e o comprometimento com seus associados”, afirmou, destacando como pontos da nova gestão a busca da unidade e a valorização da carreira. “O juiz é um agente político e pilar do Estado Democrático”, enfatizou o magistrado.
Também fazem parte da atual administração da Amaerj Carlos Santos Oliveira, como 1º vice-presidente; Márcia Capanema, 2ª vice-presidente; Cláudia de Oliveira Motta, secretária-geral; Admara Falante Schneider, 1ª secretária; Mafalda Lucchese, 2ª secretária; Renato de Lima Charnaux Sertã, 1º tesoureiro, e Daniela Brandão Ferreira, 2ª tesoureira. Integram o conselho administrativo e fiscal a Desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira, como presidente; a juíza Lysia Mesquita Figueira, vice-presidente, e o Juiz Luiz Umpierre de Mello Serra, secretário.
Estiveram presentes no evento o 2º Vice-Presidente do TJRJ, Desembargador Sergio Lucio de Oliveira e Cruz; o diretor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), Desembargador Sérgio Verani; a Procuradora-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Lúcia Léa; o Subprocurador-Geral da República, Alcides Martins; o Vice-Presidente do TRE, Desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos; o Presidente da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo dos Santos Costa; o Presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, e os ex-presidentes do Poder Judiciário Fluminense, Desembargadores Thiago Ribas Filho e Murta Ribeiro, entre outros. A solenidade contou com apresentação musical da Banda Sinfônica da Polícia Militar e do coral Felicidade.