Autofit Section
Integrantes dos projetos sociais do TJ do Rio ganham festa de confraternização
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 13/12/2013 15:01

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) promoveu, na tarde desta quinta-feira, dia 12, a confraternização de fim de ano dos integrantes dos projetos sociais de seu Departamento de Promoção da Sustentabilidade (DEAPE). O evento, realizado no auditório Antonio Carlos Amorim, reuniu os beneficiados pelos programas “Começar de Novo”, “Pais Trabalhando”, “Justiça pelos Jovens” e “Jovens Mensageiros”.

A presidente do TJRJ, desembargadora Leila Mariano, esteve presente na festa e destacou a importância dos projetos sociais patrocinados pelo DEAPE. “Acredito que a administração ganha muito com a participação de todos vocês, que trazem para o Tribunal suas experiências de vida. Vocês agarram essa oportunidade e dão o melhor de si, se empenham e é a instituição que ganha com isso”.

Em seu discurso, a presidente lembrou, ainda, que o TJRJ passou a incluir, nos contratos assinados com as empresas vencedoras de suas licitações, cláusula em que estas se comprometem a contratar integrantes de seus programas sociais. “Cada participante fica num projeto por um período de até dois anos. E depois disso? Esta cláusula mostra o comprometimento da administração do Tribunal com a inclusão social e a sustentabilidade”, afirmou a magistrada.

Rosilea Di Masi Palheiro, diretora do DEAPE, comemorou o fim de mais um ano de sucesso dos projetos sociais. “O Departamento luta o ano inteiro, trabalhamos com segmentos difíceis. Essa confraternização é o coroamento de todo o trabalho, que conta com a participação efetiva desta administração. Apesar de não ser a atividade fim do Tribunal, atualmente, não há como se refutar da responsabilidade social”, afirmou a diretora.

O evento, que contou com a presença da desembargadora Cristina Gaulia e da juíza auxiliar da presidência Maria Paula Gouvea Galhardo, foi marcado pela descontração e manifestação artística dos participantes dos programas sociais. Na abertura, logo depois da apresentação do coral do maestro Arthur Franco, o grupo musical Renascer interpretou a canção “Mais uma vez”, de Renato Russo. Em seguida, foi recitado o poema “Palavras”, de Olivério Barcelos Nunes, do Projeto Jovem Mensageiro. O grupo “Xô Preconceito” levou o pagode para o palco do auditório da EMERJ. No fim da festa, Ricardo Alexandre, de 19 anos, entregou à presidente Leila Mariano uma tela pintada por ele mesmo com o retrato da magistrada.

Jonathan Ramos, de 20 anos, participante do projeto “Justiça pelos Jovens”, disse que, ao entrar no projeto, a cobrança por bons resultados nos estudos é muito grande. “As assistentes sociais nos acompanham de perto e nos incentivam o tempo todo. O ambiente também é importante e acaba nos influenciando, porque conhecemos pessoas importantes e diferentes dos lugares de onde a gente vem. Antes, pensava em fazer Educação Física. Mas mudei de ideia e já estou no segundo período de Direito”, contou orgulhoso.

Integrante do projeto “Pais Trabalhando”, Franklin Gomes também comemora a oportunidade de estudar. “Comecei como auxiliar de jardinagem e hoje já sou jardineiro profissional. Consegui concluir o ensino médio e já me matriculei num curso de desenho. Aqui no tribunal, tive chances que, com certeza, em outros lugares não teria”, disse.

No fim da confraternização, foram sorteados vários prêmios, entre eles, uma televisão LED 32”, um computador, além de aparelhos de som, eletroportáteis e cestas de natal. Foi oferecido, ainda, um bufê para todos os integrantes dos projetos sociais.

Galeria de Imagens