Ministro do STF Gilmar Mendes lança 'Comentários à Constituição do Brasil' no TJRJ
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) sediou, nesta segunda-feira, dia 9, o lançamento do livro “Comentários à Constituição do Brasil”, organizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Ferreira Mendes. A sessão de autógrafos foi realizada no Foyer do Órgão Especial, no 10º andar da Lâmina I do Fórum Central.
O evento teve a participação da presidente do TJRJ, desembargadora Leila Mariano, que teceu elogios à obra. “Trata-se de uma pesquisa ampla de juristas de alto gabarito que veio facilitar nossas atividades, sejam elas jurídicas ou administrativas, e ampliar nossos horizontes. Certamente, todos nós iremos aproveitar muito este estudo. E, para nós, do Poder Judiciário fluminense, é uma honra sediar um evento dessa envergadura”, declarou a magistrada.
O ministro Gilmar Mendes destacou que o lançamento de “Comentários à Constituição do Brasil” coincide com as comemorações de 25 anos da promulgação da Constituição Brasileira. “É uma obra que reúne mais de 100 artigos congraçando uma plêiade de colaboradores e estudiosos e que começou a ser organizada em 2005. Abriga e contempla, com muita simpatia, a Constituição de 1988. Estou muito satisfeito por lançá-la neste evento aqui no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro”, afirmou.
Gilmar Ferreira Mendes formou-se em Direito em 1978 pela Universidade de Brasília (UNB), onde também concluiu seu mestrado. Doutor pela universidade de Münster, na Alemanha, regressou à UNB para lecionar Direito Constitucional. Atuou como Procurador da República, de 1985 a 1988, e como Advogado Geral da União, entre 2000 a 2002. É professor e sócio-fundador do Instituto Brasilense de Direito Público. Foi nomeado para o Supremo Tribunal Federal em abril de 2005 e presidiu a mais alta Corte do país no período de 2008 a 2010.
Sobre a obra
Iniciativa conjunta do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e da Fundação Getulio Vargas Projetos, “Comentários à Constituição do Brasil” reúne artigos de mais de 100 autores. Os colaboradores convidados a participar da obra foram designados a comentar dispositivos constitucionais de acordo com suas principais afinidades temáticas. O livro tem como objetivo ser referência a quem necessitar de uma compreensão mais abrangente do texto constitucional em vigor.