Composição e serviços
Departamento Financeiro - Composição e Serviços
Atribuições da Divisão de Acompanhamento das Despesas de Pessoal do Poder Judiciário - DIPJU:
Supervisionar o controle da execução financeira e orçamentária das folhas de pagamento de pessoal do Poder Judiciário;
Coordenar procedimentos administrativos para execução financeira das folhas de pagamento de pessoal;
Coordenar informações em processos, para fins de autorização de pagamento de pessoal e reconhecimento de dívida pelo Ordenador de despesa;
Coordenar a solicitação de recursos ao Tesouro Estadual e ao Rioprevidência para pagamento das folhas de servidores, magistrados e pensionistas, acompanhando o recebimento e utilização desses recursos;
Coordenar o acompanhamento diário da movimentação financeira das contas Fundo TJ/ Convênio e Tribunal de Justiça;
Coordenar a recuperação de recursos de pagamentos indevidos, e de pessoal cedido a outros órgãos, com ônus para o cessionário, através de ressarcimento, em favor do Tesouro Estadual e do Rioprevidência;
Coordenar o processamento dos requerimentos de diárias de servidores e magistrados.
Atribuições da Divisão de Tesouraria - DITES
Controlar o movimento de tesouraria mediante boletins diários e informar ao Diretor do Departamento Financeiro os dados necessários ao acompanhamento de saldos e conciliação bancária do Tribunal de Justiça;
Controlar, através do Sistema Integrado de Administração Financeira dos Estados e Municípios - SIAFEM, os repasses financeiros efetuados pelo Tesouro Estadual, a fim de providenciar o pagamento de despesas relativas a pessoal;
Solicitar ao Departamento Financeiro análise e autorização para a antecipação de pagamento requerida por fornecedores;
Manter catalogada e atualizada a legislação pertinente à administração orçamentária e financeira do Estado;
Manter arquivo de cópias de todos os documentos de crédito e débito, conferindo-os à vista de extratos bancários e encaminhando os originais juntamente com os processos ou boletins diários;
Emitir relatórios gerenciais sobre os pagamentos efetuados.
Atribuições da Divisão de Apoio Administrativo-Financeiro - DIAFI
Conferir os processos, relações de pagamento, os agendamentos, os cheques emitidos para despesas com auxilio funeral e doenças;
Monitorar o movimento bancário dos bancos Itaú, Bradesco, Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal;
Manter em conta corrente disponibilidade financeira suficiente para garantir os pagamentos diários;
Gerar relatórios demonstrando em forma de relação, os pagamentos que serão realizados através dos Sistemas Bancários;
Autorizar parcialmente os pagamentos;
Promover a primeira assinatura nos cheques, ofícios com solicitação de transferência bancária e relatórios;
Cadastrar valores para transferências entre contas;
Recuperar recursos provenientes de ressarcimentos de GRERJ dos valores destinados ao FUNPERJ E FUNDPERJ;
Analisar os pedidos de adiantamentos, encaminhar para autorização e providenciar junto ao Banco abertura de c/c para depósito do adiantamento;
Supervisionar a elaboração de despachos, informações e pareceres relativos a processos e expedientes atinentes a suas atribuições;
Supervisionar e orientar a elaboração de cálculos em pedidos de antecipação de pagamento;
Supervisionar e orientar o cumprimento de determinações judiciais para a liberação de valores acautelados no Fundo Especial do Tribunal de Justiça;
Analisar informações e relatórios encaminhados ao Departamento e que necessitem de subsídios da Divisão;
Supervisionar, diariamente , à vista de extratos bancários , a confirmação dos pagamentos efetuados, bem como a efetivação das transferências oriundas das contas correntes de arrecadação, verificando o saldo das aplicações financeiras a ser resgatado e comparando-o aos pagamentos a serem efetivados;
Manter organizado e atualizado o arquivo de legislação relativa à área de atuação do Departamento.
Atribuições da Divisão de Lançamento da Despesa - DILAD
Supervisionar o ingresso de processos para emissão de notas de autorização de despesas com vistas a garantir a celeridade processual;
Conferir e assinar as notas de autorização de despesa que serão encaminhadas à DGPCF para ordenação da despesa;
Coordenar e encaminhar aos setores competentes relatórios gerenciais sobre os documentos emitidos pela Divisão;
Manter catálogo atualizado da legislação pertinente à emissão de NADs;
Informar sobre os processos de empenhamento às unidades organizacionais interessadas;
Exercer o controle das emissões de notas de autorização de despesa;
Responder a questionamentos oriundos de procedimentos apuratórios.
Proceder à melhoria contínua dos processos de trabalho.
Atribuições da Divisão de Conferência e Liquidação da Despesa - DILID
Atestar e certificar a regularidade da liquidação da despesa, verificando a legalidade e a formalidade das despesas liquidadas,conforme determinação das legislações Federal e estadual específicas;
Responder a questionamentos formulados pelas unidades organizacionais do Poder Judiciário, inerentes às atividades da Divisão;
Informar, quando solicitado, por meio de relatórios, as despesas conferidas e liquidadas, bem como o saldo das notas de empenho emitidas;
Proceder ao confronto dos valores da despesa liquidada com os valores contabilizados, em conjunto com o Departamento Contábil;
Manter atualizadas as informações relativas ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) devido aos municípios do Estado do Rio de Janeiro, por conta de legislação específica.